2015/02/03

38 - HISTÓRIA - ESTAÇÃO JÚLIO PRESTES

                         
                             Estação Júlio Prestes

.

             A Estação Júlio Prestes é uma histórica estação ferroviária da cidade de São Paulo, Brasil.

                                                 
                                                História:

       A estação original foi inaugurada em 10 de julho de 1872 pela Estrada de Ferro Sorocabana e denominava-se Estação São Paulo. Sua função era transportar sacos de grãos de café do Sudoeste e Oeste Paulista e Norte do Paraná para a capital. A antiga estação ficava ao lado da Estação da Luz, o que facilitava o bandeamento do café para a São Paulo Railway, a única ferrovia que fazia o trajeto da capital ao porto de Santos.





         Ao enriquecer-se com o transporte de café, decidiu-se construir uma estação nova e maior.

       A atual estação foi projetada por Cristiano Stockler das Neves em 1925 no estilo francês Luís XVI. Concluída em 1938, época em que ônibus já circulavam em São Paulo, houve certo declínio na utilização de bondes e trens. A quebra da bolsa de Nova York em 1929 e o término da hegemonia da monocultura cafeeira também afetaram grandemente as ferrovias paulistas. Ademais, devido à construção de auto-estradas e maior rapidez de locomoção via carros particulares e ônibus intermunicipais e interestaduais, o público deixou de tomar trens da FEPASA, novo nome da falida E.F. Sorocabana, de e para a estação. Afinal de contas, a viagem era longa com frequentes atrasos, devido a problemas mecânicos. Assim, os tempos de glória da estação duraram muito pouco. Em 1951 teve seu nome alterado em homenagem ao ex-presidente do Estado de São Paulo Júlio Prestes.

           No interior da estação existe um jardim clássico francês de 960 metros quadrados, embora no projeto original o espaço devesse ter sido ocupado por um hall cercado de colunas em estilo coríntio e coberto por vitrais — a falta de verbas inviabilizou o imponente hall.


     A estação foi abandonada pouco tempo depois. Na década de 1990, o governador Mário Covas, atendendo a um pedido do regente da Orquestra Sinfonica de Sao Paulo John Neschling, decidiu restaurar a estação de maneira que o local onde antigamente localizava-se o jardim fosse convertido em uma sala de concertos, a Sala São Paulo.

                                                                       



Originalmente ponto de partida das linhas Sul e Oeste da Fepasa, atualmente serve aos trens da Linha 8 da CPTM.

                                         Linhas ativas:


A estação hoje oferece viagens a curta distância, operadas pela CPTM.


Linha Terminais Estações Principais destinos Duração das viagens (min) Intervalo entre trens (min) Funcionamento

8

Diamante Júlio Prestes ↔ Itapevi 25 Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi 80 7-30 Diariamente, das 4:00 às 0:00. Aos sábados até as 01:00 do domingo.


                                    Linhas desativadas:


A Estação Júlio Prestes era tronco e estação central da antiga ferrovia Sorocabana. A linha foi desativada por completo em 1994, com a liquidação da Rede Ferroviária Federal. Hoje apenas está ativo o trecho metropolitano, operado pela CPTM.


Linha Terminais Estações Principais destinos Duração das viagens (min) Administração


Tronco Júlio Prestes ↔ Pres. Epitácio 120 São Paulo, Itapevi, Jandira, Alumínio, Sorocaba, Avaré, Ourinhos, Assis, Presidente Prudente 480 E.F. Sorocabana (1875-1971), Fepasa (1971-1988)


                                          Tabelas:


Sigla Estação Inauguração Integração Plataformas Posição Notas

JPR Júlio Prestes 10 de julho de 1872 Bilhete Único da SPTrans e Cartão BOM da EMTU. laterais e centrais superfície Estação reconstruída pela EFS
Precedido por
Estação Palmeiras-Barra Funda
Distância: 2.873 metros Linha 8 da CPTM
Estação Júlio Prestes Sucedido por.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORRIDA DA IGREJINHA

4^ edição da corrida solidária com Maria. XXVIII FESTA DA PARIQUIA NSA SRA DA CONCEIÇÃO Capim Grosso — Bahia  2024 — Dezembro, 08 Hoje a min...