2021/11/10

HISTÓRIA CORRIDA DUQUE DE CAXIAS

 CORRIDA DUQUE DE CAXIAS, JACOBINA - BAHIA

FLORIANO CARDOZO DE ASSUNÇÃO SOBRINHO

      Criada em 1981, pelo então sargento EB Florentino Cardozo de Assunção Sobrinho, a competição chega este ano em sua 34ª edição, com muitas histórias para contar. A primeira Duque de Caxias, edição municipal, aconteceu no dia 30 de agosto de 1981, tendo como participantes apenas atletas do sexo masculino. Inscreveram-se e participaram da primeira edição da Corrida apenas 302 homens, sendo todos os corredores jacobinenses. João Batista dos Santos foi o primeiro vencedor da prova, seguido por Simplício Vida que se tornou bicampeão ao vencer as duas competições seguidas. As mulheres participaram pela primeira vez em 1983. A corrida tem este nome em referência ao Patrono do Exército Brasileiro.

O prefeito de Jacobina, quando aconteceu a primeira corrida (1981), era o médico Flávio Mesquita Marques, considerado um dos principais apoiadores por acreditar no que naquele momento era um embrião. A repercussão da primeira prova foi tão positiva que no ano seguinte, em 29 de agosto de 1982, aconteceu a sua segunda edição. A aglomeração de pessoas nas ruas foi bem maior, houve a participação efetiva de 394 corredores masculinos, e foram disponibilizados 49 troféus para serem entregues aos vencedores da prova. Neste segundo momento o prefeito já era Carlos Pires Daltro (Doutor Carlito), considerado também como um dos grandes apoiadores e incentivadores do evento. A terceira edição da corrida, com caráter ainda municipal, em 28 de agosto de 1983, contou com a participação de 409 corredores e pela primeira vez teve a participação feminina como atletas corredoras.

Em 1995 a corrida pleiteou uma vaga no Livro dos Recordes, devido a entrega de 410 troféus na sua 11ª edição. Pesquisando outras provas no mundo, Capitão Assunção descobriu a possibilidade de inscrever a corrida nesse quesito, uma vez que nenhuma competição da mesma natureza superava a Duque de Caxias de Jacobina em número de troféus, a mais próxima era uma prova em Barcelona, na Espanha, com 222 troféus distribuídos. O Guinness Book chegou a solicitar documentos que comprovassem o feito, a papelada foi enviada, inclusive pela Federação Baiana de Atletismo, mas nunca houve uma resposta.


 Dado ao grande número de expectadores, o prefeito Carlito Daltro, sugeriu que o local de chegada da prova fosse transferido da Praça Rio Branco para o recém-reformado Estádio José Rocha (O Carlitão da época).

Nos anos 90 começaram os shows aéreos da Esquadrilha da Fumaça e paraquedistas, um espetáculo que lotava os hotéis na semana da corrida, com a população alugando também suas casas para suprir a grande demanda.

Os maiores vencedores da prova é o atleta jacobinense “naturalizado”, Giomar Pereira e Marily dos Santos. Entre outros renomados e famosos atletas que participaram da Corrida Duque de Caxias estão: Florindo Correia (ex-campeão baiano e do nordeste), João Fantasma (ex-campeão baiano), João da Mata (vendedor da São Silvestre, Campeão Brasileiro e Pan-americano), José Nascimento (Equipe do Cruzeiro de BH) e um grupo de corredores internacional, oriundos da República do Quênia, na África Oriental.

https://noticialimpa.com.br/jacobina-realiza-a-34a-corrida-duque-de-caxias/




Florentino Cardozo de Assunção Sobrinho nasceu no dia 27 de outubro de 1937, em Amargosa(BA). Filho de família humilde, seu pai, Antônio Cardozo Nascimento, era caminhoneiro e sua mãe, Doralice Cardozo Assunção, doméstica, que ajudava nas despesas de casa vendendo balas de mel. Aos 17 anos, o jovem Assunção foi para o Rio de Janeiro com o objetivo de se alistar no Exército Brasileiro, onde começou como soldado recruta, fez o curso de cabo de Infantaria Combatente e, aos 20 anos, fez a seleção para o curso de sargento.

Após ser formado sargento de Infantaria Combatente, fez outros cursos que possibilitaram seu crescimento na carreira militar: polícia do Exército, perito criminal de guerra da selva e de inteligência na Escola de Formação do Exército.

Assunção Sobrinho foi casado com Cármen com que teve três filhos: Marta, Sheila e Jorge.

Com a patente de subtenente, chegou a Jacobina no dia 2 de julho de 1981 para comandar o Tiro de Guerra 06-008. Aqui se casou com Ana Paula Almeida Rios, com que teve dois filhos: Assuana e Átila. Nascia aí o seu amor pela Cidade do Ouro, a quem tanto serviu.
O militar não se conteve em apenas atuar como comandante do Tiro de Guerra e começou a se envolver com o dia a dia da cidade, atuando de forma destacada em vários eventos de Jacobina.
Com apenas 60 dias convivendo em Jacobina, idealizou e organizou, com apoio da prefeitura local e do Tiro de Guerra, em 30 de agosto de 1981, a Corrida Rústica Duque de Caxias, que mais tarde se transformaria em uma das maiores corridas de rua do Brasil e uma das maiores do mundo em premiação. Este foi o primeiro passo dado por ele para revolucionar o esporte em Jacobina. Idealizou e organizou também vários outros eventos de grande sucesso: Fórmula Jegue, Jogos Estudantis, Corrida Mirim e Caminhada da Luz. Devido à organização e o sucesso destes eventos, todos foram destaques na imprensa estadual e até mesmo nacional.
Assunção, com sua dedicação e censo de organização, passou a ter um apoio tão grande da sociedade jacobinense que todo evento que criava tinha o incondicional apoio de todos. Mas seu prestígio não era apenas local e prova disso foi que conseguiu trazer para Jacobina, por duas vezes, o Grupo de Brigada de Paraquedistas do Exército Brasileiro e a Esquadrilha da Fumaça.
Além de militar e desportista, era também radialista. Trabalhou na Rádio Clube Rio do Ouro desde 1982, onde apresentava o programa Clube Cafonália. Anos depois se transferiu para a Rádio Jacobina FM, onde comandou o programa Música e Saudade e trabalhou até poucos dias antes de deixar este mundo.
Seu trabalho, reconhecido por todos, foi ratificado com o título de Cidadão Jacobinense pela Câmara Municipal em 1986.
Assunção faleceu no dia 6 de maio de 2018 e com honrarias do Exército Brasileiro e grande homenagem do povo de Jacobina e região foi sepultado às 17 horas, do dia 7, no Cemitério Jardim da Saudade, na cidade que ele tanto amou e se dedicou.
Escrito por Carlos de Deus
https://www.tragora.com.br/resgatando-a-historia-capitao-assuncao-exemplo-de-amor-a-jacobina/

Pesquisas e arranjos: Kyd7MS 2021 - Novembro, 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORRIDA DA IGREJINHA

4^ edição da corrida solidária com Maria. XXVIII FESTA DA PARIQUIA NSA SRA DA CONCEIÇÃO Capim Grosso — Bahia  2024 — Dezembro, 08 Hoje a min...