Aniversário do Comando Militar do Sudeste e da 2ª Região Militar.
OBS: Aniversário de dia... e serimônia de premiação das artes a noite
Durante a cerimônia, houve a entrega da Medalha Militar de Ouro, da Medalha Militar de Prata, da Medalha Marechal Osório e da Medalha Corpo de Tropa com Passador de Bronze a oficiais do Exército Brasileiro, além da Medalha da Vitória a ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, nossos heróis de guerra. Na oportunidade, foram agraciadas 26 personalidades do Estado de São Paulo com o Diploma de Colaborador Emérito do Exército.
Nesta solenidade, pela primeira vez, foi executado o dobrado “Sargento Mikami – Honra e Coragem para vencer desafio”, pela Banda do 2º Batalhão de Polícia do Exército, de autoria do Cabo Daniel da Silva Paiva, desse Batalhão. O 3º Sargento Mikami tombou em combate durante patrulhamento no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, em novembro de 2014, como integrante da Força de Pacificação, sendo um exemplo para todos os combatentes do CMSE.
Salão de Artes Plástica LXIX do CMSE
Premiação
Categoria
Autor
Obra
Classificação
Pintura Academica
Iolanda Cimino
Fortaleza da Barra Grande
1°
Odila Renófio
Forte de São José da Ponta Grossa
2°
Kazuhe Shizuru
Forte do Itapema
3°
Categoria
Autor
Obra
Classificação
Pintura Contemporânea
Ceres Panicucci
Macapá I
1°
Orbetelli
Força,Forte, Fortaleza
2°
Jeremias Ortiz
Farol da Barra
3°
Categoria
Autor
Obra
Classificação
Desenho
Jorge Mendez
Fortaleza
1°
Marchesio
Forte das Cinco Pontas
2°
M Santos
Fortaleza
3°
Categoria
Autor
Obra
Classificação
Aquarela
Isabel Pochini
Sem título
1°
Cesar Augusto
Fortaleza de S Jose do Macapá
2°
3°
Categoria
Autor
Obra
Classificação
Gravura
Marcílio Mendonça
Resiliência
1°
2°
3°
Categoria
Autor
Obra
Classificação
Foto
Soso Botture
Por do Sol de Itaipu
1°
Malu Montesino
Observando
2°
3°
Categoria
Autor
Obra
Classificação
Arte Digital
Urbanb
Fortaleza do Tapirandú
1°
2°
3°
Categoria
Autor
Obra
Classificação
Escultura
Thais Pimentel
Fortalezas
1°
Ernesto Ferro
Fortaleza Trilatera I
2°
Rita Caruzzo
Forte São Marcelo
À baixo: Sobre o general-de-brigada Riyuzo Ikeda
Nascido em Bauru, em 1961, é filho de Akira e Matsuko Ikeda, ambos imigrantes de Fukuoka, que chegaram ao Brasil em 1960, no navio Santos Maru. É casado com Solange e tem dois filhos (Junior e Soline).
A primeira morada da família no Brasil foi a região de Duartina, trabalhando nas plantações de algodão e café como contratados, seguindo-se depois de um ano para a criação de bicho da seda como meeiros.
Em torno de 1968, o casal Ikeda adquiriu um sítio em Bauru, continuando ali com o trabalho da seda. E foi por meio dessa atividade que os seis filhos (Riyuzo, Mayumi, Takao, Kunio, Koshu e Daniel) foram criados e educados.
Esse é o depoimento que o general-de-brigada Ikeda deixou gravado no Portal do Ig, por ocasião da comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.
Conta que, "inicialmente, frequentamos a escola rural, os quatro primeiros anos. Depois estudamos na escola pública de Bauru.
Caminhávamos cinco quilômetros para apanhar o ônibus e mais 40 minutos até Bauru. A vida dura ensinou cada filho a estudar e buscar nova vida".
Prestou concurso na Academia Militar das Agulhas Negras, AMAN em 1980 e foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Engenharia em dezembro de 1983. Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos Militares da Escola de Comando e do Estado-Maior do Exército, foi estagiário da Escola Superior de Guerra em 2009.
Durante sua vida militar foi instrutor da Escola Preparatória de Cadetes do Exército e da Academia Militar das Agulhas Negras.
Comandou a 10ª Companhia de Engenharia de Combate, em São Bento do Uma (PE), o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife e a Companhia de Engenharia de Força de Paz no Haiti.
Serviu no Batalhão Escola de Engenharia, 2º Batalhão de Engenharia de Construção, 2º Batalhão de Engenharia de Combate, 7ª Região Militar e 7ª Divisão de Exército, Departamento de Engenharia e Construção e na 6ª Subchefia do Estado-Maior do Exército.
Das condecorações destacam-se: Ordem do Mérito da Defesa, Ordem do Mérito Militar, Medalha Militar de Ouro, Medalha do Pacificador, Medalha do Serviço Amazônico, Medalha Trompowsky, Medalha Minustah – ONU, da Organização dos Estados Americanos – OEA, da Junta Interamericana de Defesa – JID e Medalha de Honduras.
À CIMA: General-de-brigada Riyuzo Ikeda.
O Gen Bda Carmo Antonio Russo
O Cel Russo é Asp Of da turma de 1978. Sua 1.ª Unidade foi o 1.º BI Mtz, no Rio de Janeiro. Foi Instrutor da AMAN (SIEsp), do Curso de Comandos e de Forças Especiais, no Rio de Janeiro. Realizou todos os cursos para Oficial de Infantaria do CIPqdt Gen Penha Brasil e de Curso de Mergulhador Autônomo e de Demolicões Subáquaticas na Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro e realizou intercâmbio com as Forças Especiais norte-americanas. Prestou serviços no 62.º BI, em Joinvile, no Destacamento de Forças Especiais e no 1.º BFEsp. Como Oficial Superior, foi Obbservador Militar da ONU, na ex-Iuguslávia (UNPROFOR), Asse na 5.ª Sch EME, em Brasília e Ch 3.ª e 4.ª Seç da 4.ª Bda Inf Mtz, em Juiz de Fora. Comandou o 6.º BIL e foi Ch EM 12.ª Bda Inf L (Amv), em Caçapava. Foi Adido Militar do Exército na Argentina e Asse Especial do Cmt Mil SE, em São Paulo. Antes da atual promoção desempenhava a função de Subchefe do EM do CMSE. Sua 1.ª comissão como General será a de Comandante da Bda Inf Pqdt.
A medalha é de bronze e possui as seguintes características:
Anverso: Sabre das Armas da República. Três estrelas vermelhas representando os três ferimentos recebidos pelo General Sampaio, no dia 24 de maio de 1866, na Batalha de Tuiuti – Guerra do Paraguai. Dois ramos de "Pau Brasil", orlando a medalha, lembram a Pátria e as origens de seu nome glorioso. Uma faixa arqueada está inscrita – Sangue do Brasil.
Reverso: esfera da Bandeira Nacional envolvida pelos dois ramos de "Pau Brasil". A fita é de cor vermelha com um friso central, dividido em três partes iguais com as cores nacionais: amarelo, verde, amarelo.
Salão de Artes Plásticas “LXIX” Anos do CMSE - Comando Militar do Sudeste
29/04/2015
EDITAL
Salão de Artes Plásticas “LXIX” Anos do CMSE - Comando Militar do Sudeste
O Salão de Artes Plásticas “LXIX” Anos do CMSE realizar-se-á no período 24 a 26 de julho de 2015, no Quartel General do Comando Militar do Sudeste (CMSE) – à Av Sargento Mário Kozel Filho, 222 - Paraíso - São Paulo, Capital - CEP 04005–903, tendo como tema: “Fortes, Fortalezas e Fortificações”.
1. Serão aceitos trabalhos de própria autoria do artista nas modalidades de Pintura Acadêmica e Contemporânea, Desenho, Aquarela, Gravura, Fotografia, Escultura e Arte Digital/Assemblage/Novas Mídias.
1.1. O artista poderá participar com até duas obras em cada modalidade
1.2. O artista deverá se inscrever, separadamente, em cada modalidade que desejar participar.
2. As obras deverão ser entregues no ato da inscrição e, somente, serão aceitas em perfeitas condições para exposição.
3. Não haverá taxa de inscrição.
3.1. A responsabilidade pelo envio e retirada das obras, inclusive seus custos, é do artista participante.
4. Os trabalhos deverão ter as seguintes medidas máximas:
4.1. Pintura, Desenho, Aquarela, Gravura, Fotografia e Arte Digital/Assemblage/Novas Mídias - 1,00mx1,00m (incluindo moldura) ;
4.2. Esculturas - 1,00mx1,00mx1,00m.
5. O artista poderá inscrever uma terceira obra no tema “Quartel-General do CMSE”,independente da técnica, com as mesmas limitações de dimensões, que concorrerá a premiação específica.
5.1. O Quartel General do CMSE receberá no dia 23 de junho de 2015, no período das 13:00hs às 16:00hs, os artistas para confeccionarem no local a obra para essa inscrição específica.
5.2. O artista deverá trazer o material necessário para sua produção.
5.3. As obras dessa inscrição específica poderão ser doadas para o Museu do Comando Militar do Sudeste, mediante aprovação da Comissão Organizadora.
6. O CMSE e a comissão organizadora se comprometem a dispensar os melhores esforços para cuidado e conservação das obras inscritas.
6.1. O CMSE e a Comissão Organizadora não responderão por eventuais danos ocorridos com as obras inscritas, servindo a inscrição como expressa aceitação desta condição.
6.2. Compete ao artista, caso queira, contratar seguro para as obras inscritas contra quaisquer riscos.
7. O período de visitação às Organizações Militares do CMSE para a realização dos trabalhos, será de 04 de maio a 23 de junho de 2015.
8. O período de inscrição e a entrega das obras é de 6 a 23 de junho 2015, em dias úteise no horário das 8:00hs às 16:00hs.
8.1. No caso de remessa das obras pelos Correios ou outro serviço de entrega, o artista deve assegurar que o recebimento ocorra dentro da data estipulada.
8.2. No caso de remessa das obras e inscrição pelos Correios ou outro serviço de entrega, o destinatário deverá ser marcado como:
MAJOR SILVIA LUCIA PEREIRA DUARTE
SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO CMSE
AV SARGENTO MARIO KOZEL FILHO, 222
PARAÍSO – SÃO PAULO – SP
CEP 04005-903
9. A divulgação dos resultados da seleção será feita a partir do dia 10 de julho no sitio www.cmse.eb.mil.br.
9.1. A Comissão de Seleção e Premiação do Salão será composta por três ou mais especialistas de grande valor nas Artes Plásticas, designados pela Comissão Organizadora.
9.2. As obras serão julgadas dentro de seu estilo ou tendência.
9.3. Aos melhores trabalhos julgados em cada modalidade será outorgada a critério do Júri a premiação seguinte:
• 08 Medalhas de Ouro, sendo 1 para cada modalidade;
• 08 Medalhas de Prata, sendo 1 para cada modalidade;
• 08 Medalhas de Bronze, sendo 1 para cada modalidade;
• Premiação especial à obra produzida no dia 23 de junho - tema “Quartel-General do Comando Militar do Sudeste”.
9.4. Os artistas premiados serão informados por email dos resultados.
9.5. As decisões de Seleção e Premiação serão definitivas e irrecorríveis.
10. Os trabalhos premiados serão expostos no Salão Nobre do CMSE, por ocasião da formatura do Dia do Soldado, no dia 25 de agosto de 2015.
11. Todos os inscritos receberão Certificado de Participação.
12. A premiação será realizada no dia 24 de julho de 2015, às 19:00h, no Espaço Cultural/Auditório do CMSE, à Av. Sargento Mário Kozel Filho, 222, Paraíso, São Paulo, SP.
13. O Salão estará aberto à visitação no dia 24 de julho de 2015, das 19:00 às 22:00h; 25 e 26 de julho de 2015, das 10:00 às 16:00h.
13.1. Local: Espaço Cultural do CMSE
13.2. A entrada é gratuita.
14. Toda obra selecionada que tiver etiqueta com valor de venda e autorização na ficha de inscrição poderá ser negociada por pessoa credenciada pela Comissão Organizadora, que enviará ao artista a respectiva importância.
14.1. Do valor da venda será deduzido o percentual de 20% (vinte por cento), a título de comissão beneficente, a ser doada à Creche Angelina Vieira.
15. A retirada das obras premiadas, mediante a devolução do recibo de inscrição, deverá ocorrer de 26 de agosto a 11 de setembro do corrente ano, excetuando-se sábados, domingos e feriados, no horário da 10:00hs às 16:00hs, no Quartel do CMSE. As demais obras entre 27 de julho e 07 de agosto de 2015.
15.1. Não ocorrendo a retirada das obras no prazo designado, serão as mesmas consideradas doadas ao CMSE.
14.2. Os artistas ou adquirentes das obras selecionados não poderão alterar ou retirar seus trabalhos antes do encerramento do Salão.
16. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Sudeste – Av Sargento Mário Kozel Filho, 222 - Paraíso - São Paulo, Capital - CEP 04005–903.
Major Sílvia / Tenente Nataly - Tel (11) 3888-5273. De segunda a quinta-feira das 10h às 16h; sexta-feira das 08h às 12h.
rp.cmse@gmail.com
REALIZAÇÃO:
Comando Militar do Sudeste
COMISSÃO ORGANIZADORA:
- Suzana Meyer Garcia;(suzana@suzanagarcia.com.br)
- Claudio Antonio Callia;(c.callia1@gmail.com) e
- Major Sílvia Lúcia Pereira Duarte.
São Paulo, 22 de abril de 2015.
General de Brigada RIYUZO IKEDA
Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste
Salão de Artes Plásticas “LXIX Anos do CMSE - Comando Militar do Sudeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário